Curta nossa página no Facebook Siga nosso Twitter
  Página Inicial Conhecendo o Dr.
    Biografia
    Dr. na Mídia
    Fale com o Dr.
Clínica Livros Cursos Transtornos Artigos Links  
    Artigos > PREVENÇÃO NA ESCOLA E O PROGRAMA ANTIBULLYING

Prevenção na escola e o programa antibullying
(Reprodução do início do capítulo 8 do livro MANUAL ANTIBULLYING (Ed. Best Seller)

    Esse programa antibullying é baseado em extensa pesquisa que realizei a partir de projetos utilizados com muito sucesso em diversos países do mundo, no estudo que desenvolvo com meus alunos de mestrado na Bridgewater State University, universidade onde sou professor visitante nos Estados Unidos, além de anos de experiência adquiridos no consultório e em consultorias para escolas no Brasil.

    O objetivo do programa antibullying é aumentar o conhecimento, alertando e capacitando pais, professores, coordenadores pedagógicos, demais profissionais da educação e sociedade de um modo geral sobre o bullying e a violência escolar. Além disso, visa prevenir o surgimento de novos casos de violência escolar e tratar os casos existentes na instituição de ensino.

    Outra questão fundamental do programa é a busca pela melhoria das relações sociais entre os jovens, utilizando-se de conceitos de ética e moral para ajudar no desenvolvimento de um ambiente escolar saudável, seguro e acolhedor para todos. Isso tudo favorecerá a promoção da aprendizagem e estimulará uma cultura pacifista na escola e na vida de uma forma geral.

    Divido esse programa antibullying em 20 itens essenciais que devem ser implantados na escola para conseguirmos efetivamente combater o bullying escolar. Gostaria de lembrar a todos que o programa antibullying tem data de início de sua aplicação, mas não tem data de término. Esse projeto de combate ao comportamento agressivo entre estudantes deve ser incorporado ao dia-a-dia da escola e de forma continuada deverá fazer parte da vida acadêmica de alunos, professores, pais e demais profissionais da educação. Isso significa que a implantação do projeto com duração limitada de um ou dois meses, por exemplo, não surtirá efeito algum. Portanto, o programa será eficiente se for aplicado de uma forma continuada e esse será o modelo ensinado.

As 20 estratégias escolares do PROGRAMA ANTIBULLYING:

Psicoeducação
Palestra inicial aos pais e professores
Palestra inicial aos alunos
Projeto mentor
Reuniões de professores e coordenação
Disciplina de ética e problemas sociais
Caixa de recados
Supervisão do ambiente escolar
Constituição antibullying da sala de aula
Elogios e punições
Role playing
Trabalhos em grupo
Atividades extracurriculares
Esporte
Amigos facilitadores
Prevenção ao cyberbullying   
Conversa com o agressor e a vítima
Separar os bullies
Encaminhamento dos casos graves
Treinamento em habilidades sociais

Para conhecer o programa antibullying completo, leia: 
MANUAL ANTIBULLYING (Ed. Best Seller)

 

vá para o topo

PÁGINA INICIAL | CONHECENDO O DR. | CLÍNICA | LIVROS | CURSOS | TRANSTORNOS | ARTIGOS | LINKS
COMPORTAMENTOINFANTIL.COM | Todos Direitos Reservados 2005-2011 | Todo texto reproduzido, deve ser citado a fonte. | Desenvolvido por: C.R.I.A.R.E Assessoria.